A Revolução dos Benefícios e da Retenção de Talentos

A Revolução dos Benefícios e da Retenção de Talentos

O mercado de trabalho vive um momento de recordes absolutos e paradigmas enormes. Cerca de 25,4 milhões de pessoas no Brasil hoje trabalham como autônomos, prestadores de serviço ou microempreendedores. Praticamente 48,7% da população ocupada não possui vínculos. E embora 10,6 milhões de pessoas continuem desempregadas a procura de um emprego, cerca de 1,7 milhões de trabalhadores registrados pediram demissão voluntária no primeiro trimestre de 2022 no país. E isso não ocorre só no Brasil. Nos Estados Unidos (EUA) em 2021, 19 milhões de trabalhadores seguiram o mesmo caminho.

O que está levando a pouca mão de obra qualificada a pedir demissão, enquanto existem milhões de pessoas procurando emprego?

Segundo levantamento da Blue Management Institute (BMI), esse movimento que também está ocorrendo nos EUA, chamado Great Resignation ou A Grande Renúncia têm como principais causas:

  1. cultura corporativa tóxica,
  2. busca por realização pessoal, e
  3. mais flexibilidade no trabalho.

Com relação a cultura tóxica, a Mckinsen aponta como principal motivo de queixa dos colaboradores a falta de reconhecimento da empresa (54% dos respondentes), o reconhecimento de seus gestores (52%), e uma falta de senso de pertencimento ao negócio (51%). A busca por realização pessoal certamente passa também por outro ponto levantado pela Mckinsen: o quadrante de item mais valorizado pelos colaboradores foi o equilíbrio trabalho-vida. E isso inclui também flexibilidade para escolherem onde morar e desenvolver sua vida pessoal. Cerca de 90% dos trabalhadores que aceitaram novas vagas de emprego, indicaram que não precisaram mudar de cidade para aceitar o novo emprego. Outro paradigma em plena volta do trabalho presencial pós pandemia.

Certamente, quando observamos esse distanciamento entre empresa e colaborador sobre propósito, valorização e senso de pertencimento, entendo que existe talvez um abismo de comunicação entre ambas as partes para alcançar um denominador comum:

1 - De um lado a empresa desenvolver uma cultura inclusiva, empática e aberta, que consiga mapear a maioria dos anseios de sua equipe com relação a reconhecimento e flexibilização da jornada de trabalho;

2 - Do lado do colaborador, o reconhecimento do esforço da empresa em se adequar e oferecer todos esses benefícios; e em contrapartida oferecer uma empatia recíproca, reconhecendo que a empresa vive de resultados objetivos, que exigem dedicação e resiliência individual, em pró de um bem coletivo.

O desafio sabemos que é gigante, e estamos assistindo a construção e desdobramento de todo esse movimento. O que envolverá os tomadores de decisão das empresas (proprietários e/ou C-levels), profissionais de recursos humanos, colaboradores e principalmente prestadores de serviço do ecossistema de benefícios.

A Oeste Seguros, no papel de provedora de proteção e bem-estar de pessoas, assumiu seu papel e buscou fornecedores no mercado de benefícios que ajudem nossos clientes empresariais a avançar de forma ágil, prática e inteligente nesta jornada.

Conheça a seguir a nova geração das soluções e benefícios para colaboradores:


Os desafios dos benefícios tradicionais:

Hoje é comum no mercado as empresas oferecerem como benefícios básicos os tradicionais produtos garantidos pelas obrigações sindicais e trabalhistas:

  1.  Vale Transporte
  2. Vale Refeição e/ou Alimentação
  3. Seguro de Vida e Acidentes Pessoais
  4. Planos de Saúde
  5. Plano Odontológico
Custosdentre esses benefícios, o maior custo certamente é dos planos de saúde, cujos reajustes são cada vez maiores, e tornam muitas vezes o benefício inviável para pequenas e médias empresas ou determinados setores.

Terceirização: além disso, os novos modelos de terceirização de mão de obra, via contratos de pessoa jurídica (PJ), limitam a oferta de planos de saúde ou odontológicos por dois motivos: não aceitam prestadores de serviço, e criam vínculos que prejudicam a relação trabalhista das duas partes no momento da rescisão dos contratos.

Home-Office: aos novos regimes de trabalho remoto se tornaram comum durante a pandemia do Corona Vírus, exigindo das empresas uma adequação para ajudar os profissionais a criarem e manterem uma infraestrutura de ambiente de trabalho em casa; como materiais de escritório, conexão de banda larga e também proteção do patrimônio empresarial (computadores e celulares).

Operacional: existe também uma dificuldade operacional cada vez maior por parte da área de recursos humanos, de oferecer benefícios como “auxílio home-office” ou liberar cartões de crédito corporativos, que flexibilizem a transferência de recursos para colaboradores para atender esta nova realidade. Tanto os sistemas tradicionais de gestão de pessoas, quanto as plataformas dos prestadores não consideravam estes novos desafios, e por serem limitadas, muitas vezes criaram processos manuais e onerosos para a gestão de benefícios.

Ressignificação: como vimos no início deste artigo, todos esses fatores também mudaram a percepção e ressignificação por parte dos colaboradores do que é um ambiente de trabalho sadio, e de quais benefícios ou formas de reconhecimento tradicionais ainda fazem sentido neste novo modelo de relação de trabalho. A necessidade de reconhecimento e propósito passam também por um aumento considerável de necessidade de cuidados com o bem-estar.


Os novos benefícios flexíveis

Com o objetivo de atender essa nova realidade das relações de trabalho, a Oeste Seguros procurou parceiros Seguradores e Empresas de Benefícios para ajudar a área de recursos humanos das empresas de todos os setores e tamanhos, a redesenhar seus benefícios. Além de oferecermos os produtos tradicionais citados acima, existem uma série de soluções que passamos a oferecer com o objetivo de ajudar seu negócio a entregar benefícios que fazem sentido para seu modelo de trabalho, sua cultura, sua forma de reconhecimento, e seu perfil de colaboradores. São diversas soluções financeiras e de bem-estar que podem ser oferecidas para sua empresa como seus colaboradores, com os melhores prestadores do mercado.

Consultoria de Benefícios: ajudamos as empresas a encontrar soluções no mercado para os desafios de recursos humanos. Com o suporte de fornecedores e de especialistas, fazemos uma consultoria gratuita com o objetivo de definir as políticas de benefícios que fazem sentido para sua empresa, e compartilhando boas práticas do mercado. E construímos um planejamento de produtos adequados ao perfil dos seus colaboradores, e do seu negócio.

Cartão Benefício: cartões flexíveis, com custo zero, e que permitem a utilização de recursos de forma personalizada, com benefícios configurados de acordo com o perfil de cargos ou colaboradores. A empresa define quais os segmentos, atividades ou serviços que o dinheiro ou crédito poderá ser utilizado, e o colaborador como prefere recebê-los ou utilizá-los. Além dos tradicionais “vales” refeição, transporte e alimentação, os cartões permitem acessar opções mais abrangentes, como:

  1. Home-Office (equipamentos eletrônicos, serviços de internet, materiais de escritório)
  2. Gastos Corporativos (elimine reembolsos)
  3. Premiações e Bonificações
  4. Educação (cursos, livrarias)
  5. Cultura (cinema, shows, espetáculos)
  6. Lazer (passagens, hotéis, parques)
  7. Auxílio-creche e Maternidade

Saúde e Bem-Estar: além dos melhores planos de saúde e odontológicos nacionais e regionais, oferecemos outras soluções de saúde e bem-estar acessíveis, ajustado às necessidades de cada empresa ou perfil de colaboradores, como:

  1. Despesas médicas e hospitalares em caso de acidentes;
  2. Despesas por internação médica;
  3. Renda por afastamento do trabalho;
  4. Consultas de Telemedicina;
  5. Assistência psicológica;
  6. Assistência nutricional;
  7. Redes de academias.

Proteção Financeira: mais do que seguro de vida e acidentes pessoais que a própria empresa pode oferecer, disponibilizamos descontos em seguros pessoais para seus colaboradores, como previdência, seguro para doenças graves, seguro de casa, carro, celular e notebook.

Educação Financeira: problemas financeiros são responsáveis por absenteísmo nas empresas, seja por duplas jornadas, seja na tentativa de saná-los. Saber administrar o próprio dinheiro, investir ou tomar crédito de forma sustentável traz segurança e qualidade de vida tanto para o colaborador, quando para as empresas. Nesse sentido, oferecemos treinamentos on-line quanto consultorias presenciais para conscientização e educação financeira.

Crédito Sustentável: diferente dos bancos tradicionais, nossas opções de crédito consignado incluem políticas e critérios de contratação compartilhados com a área de recursos humanos, além de ferramentas que facilitam a gestão e operação dos processos. Tudo feito para ajudar o colaborador a construir seu patrimônio de forma sustentável sem comprometer sua saúde financeira.

Previdência e Investimentos: em parceria com as melhores instituições financeiras do país, temos consultores especializados para atender colaboradores com planos de previdência e investimentos no mercado financeiro, com o objetivo de ajudar os colaboradores a construir o futuro de forma inteligente.

Todas essas iniciativas fazem da Oeste Seguros um verdadeiro hub de soluções financeiras. Além de distribuidores de seguros, hoje atuamos como fornecedores de um ecossistema de saúde física, financeira e de bem-estar; que ajuda sua empresa a alcançar a oferecer benefícios que façam sentido para seu perfil de colaboradores. E contribuir cada vez mais para a construção desta jornada de prestigiar e engajar as pessoas que compõe seu negócio.

    • Related Articles

    • Política de Gestão De Riscos Em Seguros

      As empresas gastam em média no Brasil, entre 1% e 5% do seu faturamento com seguros. E mesmo assim, podem ficar 100% expostas a riscos por conta do desencontro entre a Gestão de Risco (GR) e Gestão de Seguros (GS). Mas afinal o que são Gestão de ...