1 – Certifique-se de que todos os envolvidos estão bem! Caso tenham vítimas, preste socorro imediatamente.
2 – Se ninguém se feriu e os veículos puderem se movimentar, devem ser levados para um local onde não obstruam o tráfego nem comprometam a segurança de outros veículos. Se não for possível tirar o carro do local por causa dos danos sofridos, sinalize a área e ligue o pisca alerta.
3 – Hora de conversar com o outro condutor! Pegue os dados dos envolvidos (placa, telefone, endereço, nome, se possível já tire uma foto da CNH e do documento do veículo envolvido). Nesse momento procure definir com ele o entendimento sobre a responsabilidade da colisão.
4 – Ligue para o seu corretor ou diretamente para a seguradora para informar o ocorrido, com eles você receberá a orientação para a comunicação do sinistro e se for necessário já faça a solicitação do guincho para remoção do veículo. Não se esqueça de tirar fotos do local, da posição dos veículos e dos danos causados.
5 – Faça o boletim de ocorrência, apesar de não ser necessário para chamar o guincho, é mais prudente fazer o registro. É importante registrar o Boletim de Ocorrência com sua versão do ocorrido para fins de preservação de direitos.
6 – Mantenha a calma, tente manter a racionalidade e objetividade nos diálogos, sempre com muita educação e calma argumentando com clareza e segurança.
7 – Separe os seguintes documentos para enviar para a seguradora.
a. CNH do condutor do veículo segurado na hora do acidente;
b. Documento (CRLV) do veículo segurado;
c. CNH do condutor terceiro; (o outro envolvido)
d. Documento (CRLV) do veículo terceiro;
e. Boletim de Ocorrência caso tenha sido elaborado;
f. Fotos tiradas no local.